"Sem mais, a vida vai passando no vazio
Estou com tudo a flutuar no rio
esperando a resposta ao que chamo de amor".

segunda-feira, 12 de abril de 2010

202 - Conclusões assertivas???

Bem,,,analisando agora o filme Peter Pan:

.

Peter Pan aparece no céu à noite nas estrelas. "As estrelas sempre nos dizem alguma coisa."

.

O pai de Wendy, visa crescer dentro de seu trabalho e para isso, ele precisa bajular o patrão, dono do banco. No dia da sua oportunidade, sua filha faz com que ele quase perca o emprego. Ele, já saturado das histórias da filha, nervoso, achando que não conseguirá uma promoção no trabalho, exige que ela cresça.

.

Quando a mãe tem uma conversa com as crianças, ela insiste com eles que o pai deles é corajoso. Para eles ela é a corajosa da família, talvez por eles verem sempre o pai nervoso e a mãe sempre calma, só falando na hora que deve e ela sempre está certa. Ao contar que os sonhos estão guardados numa gaveta, por falta de motivação ou por falta de coragem, ele não os tira de lá. Ele apenas admira-os sem forças para arrancá-los de lá e colocá-los em prática.

.

Na conversa de Wendy com Peter Pan no quarto, à noite, ele estava chorando e ela perguntou o motivo. Ele, muito machista e convencido para admitir que estava chorando, acha ruim dela te-lo visto chorando. Ele é valente demais para chorar.

Por sua forte ligação com a mãe, ela acha que por ele não ter mãe, por isso ele estava chorando. Wendy é uma menina que acredita em seus sonhos, desejos e histórias. Acredita como se fosse real tudo o que lia nos livros. Tinha o desejo de dar um beijo por saber que ele é poderoso. Ela viu a oportunidade de dar um beijo no menino que lhe apareceu. Eles sabiam o que era um beijo mas usaram de "inocência" - ela lhe deu um dedal e ele uma semente. Houve ali uma troca de "beijos".

.

Ao contar da sua vida, Peter Pan disse que quando soube pelos seus pais que ele iria crescer ele fugiu de casa e conheceu Sininho e foram embora para a Terra do Nunca. Ela se tornou a companhia para todos os momentos mas ele a tinha como "família", não como amante. Tinha um carinho especial por ela mas como irmão.

Ao descobrirem que Wendy contava histórias, todas as noites eles iam até a janela dela para ouvir e contar para as crianças na Terra do Nunca - onde não tinham mãe e, para eles, a mãe perfeita é a que conta histórias. Ele não acreditava nos finais felizes das histórias porque a vida dele não tinha isso.

.

Wendy queria conhecer o novo mundo mas como gostava muito de seus irmãos e queria que eles experimentassem do que ela acreditava, ela pede para levá-los. Ela relutou em ir mas Pan sabia por onde "seduzi-la" - contou para ela tudo o que ela encontraria na Terra do Nunca, que ela só havia lido nos livros. Wendy tem os pensamentos sonhadores e ao mesmo tempo, pé no chão.

.

Quando Pan a chama para voar, ela tem medo mas com ele ela se sente segura, ela acredita nele. A dica é ter pensamentos felizes - "eles levantam no ar."

Ao tentarem ter pensamentos felizes para voarem, os irmãos de Wendy, pela idade, tinham pensamentos diferentes. Ao voarem, eles se sentiam livres - livres daquela casa, do pai, da tia Elisete e da sociedade castradora da época.

.

Quando Pan reaparecia na Terra do Nunca, a paisagem modificava. Enquanto estava fora, tudo ficava cinza, quando retornava tudo se transformava em belo e colorido. Era como se ele fosse o coração de lá. Ele era um menino muito convencido e vivia dizendo: "Que esperteza a minha!"

.

Ao chegarem na Terra do Nunca Pan conta às crianças de lá que Wendy foi até lá para ouvir outras histórias. Wendy foi atingida por uma flecha e caiu. Ao correrem para verificar se ela estava morta, ela suspira e para a surpresa de todos, o "beijo de Pan a salvou" - a flecha atingiu a semente que foi o beijo dele para ela. Até as crianças da ilha já ouviram falar que o beijo é poderoso. Pan demonstra com o olhar que ama Wendy, que tem carinho especial por ela.

.

Wendy assusta com tanta gentileza das crianças da ilha - "E quem ama se surpreende quando é amado, porque não cobra nem espera recompensa. É esse o segredo do altruísmo, que vence a vaidade da idade, que vai e conquista a temperança da essência que fica." Chalita

.

Pan era o "pai" das crianças da ilha. A disciplina adotada por ele era o espancamento. Para Wendy, o pior castigo era tomar remédio. - a doce severidade igual de sua mãe.

.

Na Terra do Nunca perde-se a memória. Longe da mãe Wendy pensa nela mas não se lembra dela. Quando está perto dos sonhos, esquece-se da mãe.

.

Wendy não via a maldade nas pessoas. Ficou encantada com os olhos penetrantes do malvado Capitão Gancho. Como nas histórias que ela contava, ela era fascinada pelo vilão. Ela sonhava em ser pirata como nos livros. A magia a encanta e como Pan sabe disso ele a leva para ver um lugar só de fadas e dançam ao som dos sinos delas. Foi um gesto de carinho dele por ela. Mas como ele não quer se envolver porque sabe que se for adiante com Wendy, ele irá crescer( se for pai de verdade ele parecerá mais velho) , ele diz a ela que aquilo é só faz de conta. Ele espera que seja passageiro mesmo sabendo que não é.

Ela se entristesse com esta frase e percebe que ele não leva a sério o que ela leva. Ela se irrita com suas frases e diz que ele não tem sentimentos. Para cada sentimento que ela falava ele lembrava de alguém que o possuía e que ele tinha conhecimento. Ciúmes - Sininho, Raiva - Gancho, e quando ela diz Amor - ele fica com raiva por saber que é o que ele sente mas não admite nem quer sentir porque envolveria-o de tal forma, que ele teria que crescer. Wendy tem certeza do amor dele por ela mas ele insiste em magoá-la dizendo que até o som da palavra Amor, o ofende. Ele foge dela. Para ele tudo não passou de pura diversão: ele a ensinou a lutar e a voar, ela o ensinou a contar histórias; nada além disso. Wendy fica confusa mas lá no fundo está convicta de que a partir do momento que crescerem, eles saberão. Ao ouvir que tem que crescer para saber o que mais há além de lutar, voar e contar histórias, ele se irrita e a expulsa de sua vida sem querer verdadeiramente expulsar.

.

Pan sempre retornava à casa de Wendy e via sua mãe esperando todas as noites, com a janela aberta, a volta dos filhos que foram "sequestrados". Ele sente pena dela mas, como ama Wendy e acha que é superior a todos, ele fecha a janela e pensa que ela pode ser dos dois. A mãe de Wendy assusta com o barulho da janela e dá um pulo pensando que eles que estão de volta. Ao ver a janela fechada ela se desespera porque sabe que é através da janela que eles voltarão. A mãe nunca perde as esperanças de ter seus filhos novamente. Pan segura pelo lado de fora e, como ela não consegue abrir sozinha, grita pelo marido. A força dos dois detêm a força de Pan, que sai desolado e sabendo que ele não pode com o amor maior dos pais, de uma família.

.

Capitão Gancho sabe do ponto fraco de Wendy - querer que Pan pense como ela, já que ele a ama e ela sabe disso - por este caminho, ele a convence de que Pan não está se importando com ela mesmo, por isso ele a quer para ser pirata com ele. (sabendo que Pan ficaria furioso ao saber disso).

A ligação de Wendy com a sua mãe é tão forte, que mesmo estando longe dela, ela pensa: "O que mamãe pensaria de eu me tornar uma pirata?"

.

Peter Pan sabia onde apontar para ofender Wendy - "pessoas que contam histórias não são assustadoras nem magníficas".

Wendy não deixa por menos e o ofende também - "você é só um menino." ( para ela esta era a deficiência dele).

Ao mesmo tempo que brigam, eles se querem bem e não querem se ofender de verdade. Ela decide não ser mais pirata juntamente com Gancho e ele se alegra mas em troca disso ela decide ir embora e voltar para os pais e ele se entristece e chora. Ele chora mas sabe que não pode fazer mais nada, se este é o desejo dela. Com o coração em pedaços, mas machista e orgulhoso demais para voltar atrás, ele mesmo arruma guias para levar Wendy e seus irmãos de volta à família.

Ele então repete que quer sempre ser um menino e se divertir. Wendy não acredita na veracidade desta frase de Pan, ela vê que ele mente para ele mesmo.

Na despedida ele se mostra mais frio ainda e ela, até o útlimo minuto, continua carinhosa e se preocupa com ele, deixando para ele o seu remédio e dizendo para ele não esquecer de tomar. Ele toca sua flauta tranquilamente, deixando Wendy falando sozinha. Ela sai e ele adormece transparecendo não estar se importando com a partida de sua amada.

.

Capitão Gancho então aparece e, como Pan está dormindo profundamente, ele tenta matá-lo mas como não consegue, aproveita o copo de remédio para pingar o mais puro veneno que surtia efeito imediato e não havia antídoto - uma mistura de malícia, ciúmes e decepção.

.

Pan acorda e se frustra ao ver que Wendy não está mais lá e vai beber o remédio, lembrando dela. Eis que surge Sininho para salvá-lo, já que ela também é culpada por tudo o que estava acontecendo. Assim que Sininho o impede de beber o veneno e toma em seu lugar e cai morta, Pan se vê sem ninguém e suplica para que pelo menos, Sininho ressuscite e lhe faça companhia. Volte ao que era antes.

.

Enquanto isso Gancho pede para Wendy, em seu navio, contar a última história antes dele a derrubar em alto mar. Pede para contar a história do fracassado Peter Pan - tinha muitos prazeres na Terra do Nunca mas era solitário porque decidiu não crescer mas precisava de uma Wendy para contar-lhe histórias de finais felizes. (pelo menos as histórias eram, já que ele não era). E até mesmo Gancho sabia do amor de Pan por Wendy e sabia ser recíproco, então se enfureceu mais ainda, apressando a morte da menina.

.

Surge Peter Pan para salvar Wendy e as crianças que foram capturadas pelo malvado Capitão e seus piratas. Gancho começa a tortura psicológica sobre Pan: falando para ele que ele ficaria sozinho - e sem amor - para sempre como ele. Sem a amada Wendy por causa de sua escolha(preferiu ser menino para sempre, enquanto ela prefere casar e ter família, coisa que ele preferiu não ter). Wendy não o queria porque ele era incompleto e ela trancaria a janela para que nunca mais pudessem se encontrar novamente, ela o esqueceria para sempre porque ela estaria com um marido. Estas palavras o feriram profundamente, o fazendo chorar e ter pensamentos tristes. Com isso, Pan perdeu as forças e deixou-se ser abatido e morto por seu maior inimigo. Para ele nada mais restava, já que o amor de Wendy ele não teria mais.

Ao notar que Pan se entrega à morte, Wendy se desespera porque não quer que ele morra, mesmo sabendo que ele escolheu não ficar com ela. Quando ele, caído no chão, olha para ele e vê em seus olhos toda a ternura que ela ainda tem por ele, ele sorri mas mesmo assim não reage. Ele morreria feliz naquele momento só em saber-se amado. Gancho pensa que pedindo para Wendy se despedir de Pan, ele arrasaria mais ainda com o menino. Nesta hora Wendy aproveita para provar seu amor por Pan e dá-lhe um beijo para todo sempre. Ela dá o beijo escondido que ela tinha no canto direito da boca para a pessoa que ela mais ama e que ela sabe ser digno daquele beijo. Pan se sente renovado por saber de um amor tão sincero e recebe novas forças para combater e vencer Capitão Gancho.

.

Capitão Gancho, por só ter maldades no coração e para ele são coisas boas, começa a citá-las para permanecer no ar e não cair na boca do crocodilo que já o espera no mar. Mas as crianças sabem que ele é um "velho, sozinho e acabado" e reforçam isso para que ele caia mais depressa.

.

Sem Wendy Peter Pan não seria nada. Ele teria morrido ali mesmo. Wendy sabia disso mas como amava Pan e sabia que era muito importante elogiá-lo naquela hora, ela se doa mais uma vez e diz: "Ó, que esperteza a sua!" Pan fica mais contente ainda e mais convencido de que ele realmente é que faz toda a diferença.

.

Quando as crianças chegam em casa a mãe, cansada de tanto esperar, não abre os olhos nem percebe que ele chegaram no quarto. Nem mesmo a cachorra que tudo ouve, não percebeu. Somente após alguns segundos, quando esta sai do quarto, achando que fora mais um sonho, seu sentido de mãe mostra para ela que aquilo não foi um sonho. Eles realmente estão de volta.

Ela corre para o quarto e grita pelo marido para que ele veja que o pesadelo acabou.

O pai, que talvez nunca tenha abraçado os seus filhos, principalmente a filha, se acaba de tanto chorar e faz questão de dar um abraço bem apertado neles. Até a tia, severa e sem mimos, chora e abraça os sobrinhos.

Enquanto isso Pan e Sininho observavam do lado de fora, vendo-se excluídos(por opção próprias) da mais pura alegria que era ter uma família.

.

Pan sabia que nunca esqueceria de Wendy e sempre voltaria para ouvir suas histórias, agora, ouviria histórias sobre ele.

Nenhum comentário: